Pular para o conteúdo principal

Não dê lugar ao diabo infamando-o

É muito comum encontrar pessoas dizendo: “Foi o diabo que me colocou nessa enroscada”, “é culpa do diabo viver como estou vivendo”, “o diabo me tentou e por isso pequei”, "se não fosse o diabo eu não estaria nessa situação". Esse tipo de afirmação carrega implicações que poucas pessoas reconhecem, e por isso mesmo falam despretensiosamente, não sabendo que infamar o diabo por culpa que ele não tem, é colocar-se numa posição vulnerável a ele. A Bíblia diz: "Não deis lugar ao diabo". Quando eu o acuso por algo que me ocorreu, estou dando-lhe permissão para que me acuse e fale comigo sobre o que aconteceu. E isso não devo fazer.

O diabo não é culpado pelo meu pecado nem mesmo quando caio em suas ciladas. "Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz". A Bíblia diz: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". Todas as tentações que enfrentamos são comuns a todos os homens e são suportáveis; porque Deus jamais permitirá que sejamos tentados além da condição de poder dizer não para a tentação. E mais: para toda tentação Deus prover livramento, de modo que só peca quem quer.

Deus nos responsabiliza pelos nossos pecados. Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente. Até parece que ninguém pecou e que a serpente foi mais sincera que os humanos naquele momento. Cada um leva a culpa do seu pecado, como disse Deus para cada um no jardim do Éden. Como diz a profecia de Ezequiel: "Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram? Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá". Diante da ira de Caim contra o seu irmão Abel, Deus lhe disse: "Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo".

Infamar o diabo é tudo o que ele quer para entrar na questão. Ele se alimenta do pó da terra, ou seja, de nossos pecados, das coisas erradas deste mundo. Então, quando alguém o inclui na cena, ele entra de cabeça e faz o estrago que só ele sabe fazer. Veja: "O arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!" Se nem mesmo um arcanjo se atreveu a proferir juízo gratuito contra o diabo, devemos evitar fazer isso também.

Precisamos evitar encontrar culpados para o que nos acontece. Esse é um mal crônico que vem desde Adão e Eva, mas que nunca ajudou ninguém. Devemos lembrar que estamos em um mundo caído e que coisas ruins acontecem todos os dias, inclusive com pessoas "boas" de Deus. Além disso, muitos dos nossos problemas são causados por nós mesmos, por falta de bom senso e de sabedoria.

Quando culpo o diabo pelo meu pecado, estou fugindo de Deus, porque todo pecado é contra Deus. Concluindo, cabe lembrar as palavras do apóstolo João: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". O que fazer quando pecar? "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conhecimento e suas implicações

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso" (Melanie Klein). Não posso deixar de dizer duas coisinhas rápidas considerando o contexto dessas palavras de Melanie Klein: Nem todo conhecimento merece ser conhecido, sob pena de sermos expulsos do paraíso maravilhoso que nos acolhia mesmo não tendo o conhecimento que resulta na expulsão. Saber menos muitas vezes significa ser mais sábio. Por outro lado, o conhecimento abre nossos olhos e nos leva a romper com os limites de muitos paraísos. Às vezes nem precisamos decidir sair porque somos expulsos antes. Quando isso acontece quase sempre experimentamos a liberdade que não conhecíamos no paraíso que tanto valorizávamos. Cada um de nós deve discernir o que vale a pena conhecer e o que vale a pena ignorar. Ficar dentro ou fora do paraíso é uma decisão nossa. Mas é bom conhecer os valores e as implicações de nossas decisões, pois somos livres para escolher, mas não somos livres para escolher as consequênc…

A luta interior do pregador

Quem anuncia o Evangelho tem pés formosos, é um privilegiado; é assim que me sinto, e essa glória ninguém a tira de mim. Porém, ninguém conhece os conflitos interiores de um pregador senão ele mesmo. Quando chamado para libertar o povo de Israel do Egito, Moisés pediu que Deus enviasse outro porque ele se sentia desqualificado. Mas, o Senhor lhe disse: "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar". E ele foi. Quando Deus convocou o profeta Jeremias, a reação dele foi: "ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança". Mas o Senhor lhe disse: "Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás". Mais tarde Jeremias lamentou e chorou muitas vezes pelo seu ministério. Servia de escárnio todo dia diante do povo. Chegou ao ponto de pensar em parar de falar como pregador. Mas esse pensamento atingiu seu coração como um fogo ardente alcançando…

Jó e Enoque

"Jó é Enoque ao contrário (Gn 5.24). Enoque andou com Deus e foi arrebatado para não ver a morte. Jó anda com Deus e é esmagado até ver e sentir o hálito da morte. E ambos foram não apenas justificados pela mesma fé, mas também experimentaram o que experimentaram pela amizade com o mesmo Deus. Portanto, o que vale é: 'se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também'" (Sl 139.8). [Enigma da Graça, Caio Fábio, pag. 71].

A mesma fé em Deus conduz uns à glória e outros à dor. Isso está para além de nosso entendimento. Tanto Enoque como Jó eram íntimos de Deus, e, exatamente por isso um foi arrebatado para o gozo eterno e o outro foi arremessado para longe do gozo terrestre. Diante de nossos olhos Enoque parece ter sido mais privilegiado que Jó, mas ninguém deve tirar tal conclusão. Ambos sempre foram amados por Deus e continuaram crescendo na graça e no conhecimento de Deus.

Por que Enoque escapou da morte e Jó foi alvejado pela…