Pular para o conteúdo principal

Queridos filhos...

...Quézia, Renira, Abigail, Geovane, Ana
Creio que Deus está chamando nossa atenção para esse assunto de "amar as pessoas". Semana passada assisti parte de um documentário sobre uma moça que enfrentou problemas de saúde, me parece, ligado com anorexia. Ela ficou viciada em remédios, caiu em depressão, tinha um comportamento estranho, e passou a viver isolada.
 
Sua irmã não a convidou para o seu casamento porque tinha vergonha dela. Quando a situação ficou extrema, a família procurou um especialista e combinaram um encontro surpresa para a moça doente. Ao entrar na sala ela reclamou que estavam armando para ela. O pai veio, lhe abraçou e disse que estavam ali apenas para dizer o quanto a amavam. Cada um fez uma declaração de amor por ela. A mãe foi até onde ela estava, lhe abraçou, beijou e disse: "Filha, eu te amo". Ao que a moça respondeu: "POR QUE VOCÊ DEMOROU TANTO TEMPO PARA DIZER ISSO?". Quando ouvi isso, imediatamente as lágrimas rolaram em meu rosto. Eu estava sozinho em casa e desejei muito naquele momento dizer para cada um de vocês: Eu te amo.

No dia seguinte eu disse isso para Renira. Ela estava saindo pela manhã para o trabalho e eu lhe disse: Eu te amo. Ela vibrou como se tivesse ganhado um prêmio. No outro dia, quando Abigail estava saindo de casa, eu também disse para ela: Eu te amo. Ela também vibrou. Fiquei surpreso com a reação delas. Mas, percebi que se já havia falado isso antes, fazia tanto tempo que soou para elas como algo inédito.

Depois disso, Deus me conduziu para o texto de 2 Coríntios 6.11-13, quando Paulo escreveu: "Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração. Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós".

Notemos que a iniciativa de amar partiu de Paulo. É o que devemos fazer, não esperar ser amados, mas amarmos primeiro. É assim que Deus faz e é assim que devemos fazer (1Jo 4.19). Ele disse que abriu os seus lábios em amor, ou seja, ele falou que amava aquelas pessoas. Vamos praticar isso. Vamos trocar as reclamações por afirmações de amor. Ele disse que alargou o coração. Vamos intensificar o nosso amor, isto é, demostrar o amor como não temos feito até aqui. Paulo disse para os coríntios que eles não tinha limites nele e em seus auxiliares; foram eles mesmos que se limitaram na afetividade. E aí termina dizendo: "Dilatai-vos também vós". Isso é revolucionário! Que não limitemos o nosso amor, que nos dilatemos escancaradamente em afeto. Digamos todos os dias: Eu te amo, para quem amamos.

Amo cada um de vocês.

Comentários

Anonymous disse…
muito bom o seu blog
Adauri disse…
Muitas Vezes somo supreendido com aquilo que Deus nos fala. Que bom que o Senhor falou contigo. Pois lenfo o seu comentário Deus Falou profundamente comigo. Deus abençoe a cada dia sua vida e de sua família. abraços.
Obrigado, Adauri.
Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Quando o pecado é acalentado

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Sl 66.18). O pecado nos assedia, nos cerca com a intenção de dominar, nos persegue com insistência, nos importuna. Somos atraídos ao pecado pelos nossos próprios desejos; e o pecado uma vez consumado, gera a morte. Mesmo sabendo disso, acalentamos o pecado como uma mãe que embala o seu filhinho para dormir. Quando isso acontece perdemos para o pecado, porque ele acontece dentro antes que fora de nós. Devemos perder todo cinismo em relação ao pecado e tratá-lo com a dureza que a santidade de Deus requer. É uma luta que não acaba. Às vezes parece que já vencemos a tendência de errar, mas não demora e percebemos que somos propensos ao mal. Não é sem razão que a Bíblia usa expressões fortes como: confessar, cortar, matar, negar, quando fala de nosso trato com o pecado. Não devemos acalentar jamais o pecado em nosso coração; ele quebra nossa comunhão com Deus, com as pessoas, e agita negativamente o nosso interior, prov

Lições do Mandacaru

Há meses minha esposa plantou em nosso quintal um pé de mandacaru. Ontem, o arranquei sem querer. Mexi na terra distante dele uns dois metros e descobri sua enorme raíz que se espalha em várias direções. O mandacaru é um cacto que nasce e cresce no campo sem qualquer trato. Até sobre telhados de casas rurais pode-se ver pé de mandacaru. O crescimento fica na dependência dos nutrientes do solo em que germina. Ele é típico da caatinga e pode atingir 5 até 6 metros de altura e sabe viver em ambiente de clima seco, com quantidades de água reduzidas. Suas raízes são responsáveis pela captação de água no lençol freático. O miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta. A parte externa é protegida por uma grossa cutícula que impede excessiva perda de água por transpiração. Sendo nordestino conheço bem essas características do mandacaru. Mas fiquei surpreso com o tamanho de sua raíz e tirei algumas lições: 1. Para viver nesse mundo árido precisamos saber

Balido e mugido

Desde Adão e Eva tentamos esconder os nossos pecados de Deus, das pessoas e até de nós mesmos. Não adianta, pois “o vosso pecado vos há de achar” (Nm 32.23). O nosso pecado é um flagrante diante de Deus e ele nos incomoda interiormente até que dele nos livremos. O pecado é doce na boca e amargo no estômago. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). A Bíblia nos ensina a odiar o pecado sempre. O profeta Samuel por ordem de Deus mandou que o rei Saul destruísse totalmente o povo amalequita sem nada lhe poupar, porque este dificultou a passagem de Israel pelo deserto quando o mesmo saiu do Egito (1 Sm 15). Saul convocou duzentos e dez mil homens para essa tarefa. Ele destruiu toda coisa vil e desprezível, mas poupou o rei, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia. Isso fez com que Deus impedisse Saul de continuar como rei. Quando Samuel veio ao encontro de Sa