Pular para o conteúdo principal

Onde está a sua fé?

A Bíblia diz que a fé sem obras está morta (Tg 2.17). O que seria uma fé morta? De alguma forma ela existe. Mas, se existe, por que está morta? Está morta porque ela não tem vida.

O que é a fé? Será que o que importa mesmo é a fé e não onde colocamos a nossa fé? Existe mesmo a fé grande, a fé pequena, a fé poderosa? Como você sabe que tem fé? Onde está a sua fé? Pense nisso. É importante.

O Evangelho narra que Jesus na companhia de seus discípulos atravessava o lago da Galileia, uma travessia de 10 km. Exausto de seus afazeres ele dormiu durante o percurso. Enquanto os discípulos navegavam veio uma tempestade e eles correram o perigo de naufragar. Não podendo fazer nada para superarem aquela situação, mesmo sendo pescadores experientes e acostumados com o mar, acordaram Jesus para pedirem ajuda. Jesus mostrou sua autoridade sobre a natureza e acalmou a tempestade. Mas, em seguida, repreendeu os discípulos dizendo: “Onde está a vossa fé?” (Lc 8.22-25).

A fé não é tão comum quanto parece ser. O povo em geral é crédulo, as crendices se multiplicam, mas a fé no sentido bíblico, essa parece ser cada vez mais escassa, ao ponto de a Bíblia dizer: “Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc 18.8). Isso foi dito depois de Jesus falar da fé viva de uma viúva.

Presume-se que as pessoas que pertencem a uma igreja sejam pessoas de fé, enquanto que as pessoas que não freqüentam uma igreja são as incrédulas, os ateus assumidos. Grande engano. Foi fora do ambiente religioso onde Jesus encontrou a verdadeira fé. Foi na rua, nas estradas e nos lugares menos prováveis que ele admirou-se da fé das pessoas. Ou você acha que o Zaqueu, o Bartimeu, o bom samaritano, e a prostituta que regava os pés de Jesus com lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos, beijava-lhe os pés e os perfumava, você acha que esse pessoal freqüentava alguma espécie de igreja? De jeito nenhum. Será que não foi exatamente por isso que Jesus disse para a cúpula religiosa de Israel: “Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus” (Mt 21.31).

Com isso estou dizendo que se deve deixar de frequentar uma igreja e que os céticos, aqueles que ficam de longe é que são os de Deus? Claro que não é isso que estou dizendo. Mas deixo claro que as coisas em matéria de fé não são tão departamentalizadas ou definidas quanto queremos que seja. O pessoal que é assíduo frequentador de igreja que se cuide. Muita gente boa, no final, ao prestar contas de seu curriculum invejável de fé, vai ouvir do Senhor Jesus: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.21-23).

A Bíblia diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.22). Ser “ouvinte da Palavra” não é o mesmo que ser “praticante da Palavra”. Eu conheço bem o ambiente de igreja, pois vivi lá por trinta e dois anos. O grande problema no universo eclesiástico é que fé é concordar com um sistema de crenças internalizado, mas, a verdadeira fé se expressa no comportamento. Se a minha fé não se expressar em todo o meu estilo de viver, não sei o que é fé. Aliás, o modo como eu vivo é que de fato mostra a fé que tenho. Alguém já disse que só creio na parte da Bíblia que pratico. Se a gente levasse isso a sério, teríamos muita dificuldade em responder: Onde está a sua fé? A fé que não serve, não serve pra nada. Se a minha fé não me ajudar a viver, ela não me ajudará a morrer. Se a minha fé não frutificar, ela não existe, mesmo que eu concorde com a declaração de fé da igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando o pecado é acalentado

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Sl 66.18). O pecado nos assedia, nos cerca com a intenção de dominar, nos persegue com insistência, nos importuna. Somos atraídos ao pecado pelos nossos próprios desejos; e o pecado uma vez consumado, gera a morte. Mesmo sabendo disso, acalentamos o pecado como uma mãe que embala o seu filhinho para dormir. Quando isso acontece perdemos para o pecado, porque ele acontece dentro antes que fora de nós. Devemos perder todo cinismo em relação ao pecado e tratá-lo com a dureza que a santidade de Deus requer. É uma luta que não acaba. Às vezes parece que já vencemos a tendência de errar, mas não demora e percebemos que somos propensos ao mal. Não é sem razão que a Bíblia usa expressões fortes como: confessar, cortar, matar, negar, quando fala de nosso trato com o pecado. Não devemos acalentar jamais o pecado em nosso coração; ele quebra nossa comunhão com Deus, com as pessoas, e agita negativamente o nosso interior, prov

Lições do Mandacaru

Há meses minha esposa plantou em nosso quintal um pé de mandacaru. Ontem, o arranquei sem querer. Mexi na terra distante dele uns dois metros e descobri sua enorme raíz que se espalha em várias direções. O mandacaru é um cacto que nasce e cresce no campo sem qualquer trato. Até sobre telhados de casas rurais pode-se ver pé de mandacaru. O crescimento fica na dependência dos nutrientes do solo em que germina. Ele é típico da caatinga e pode atingir 5 até 6 metros de altura e sabe viver em ambiente de clima seco, com quantidades de água reduzidas. Suas raízes são responsáveis pela captação de água no lençol freático. O miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta. A parte externa é protegida por uma grossa cutícula que impede excessiva perda de água por transpiração. Sendo nordestino conheço bem essas características do mandacaru. Mas fiquei surpreso com o tamanho de sua raíz e tirei algumas lições: 1. Para viver nesse mundo árido precisamos saber

Balido e mugido

Desde Adão e Eva tentamos esconder os nossos pecados de Deus, das pessoas e até de nós mesmos. Não adianta, pois “o vosso pecado vos há de achar” (Nm 32.23). O nosso pecado é um flagrante diante de Deus e ele nos incomoda interiormente até que dele nos livremos. O pecado é doce na boca e amargo no estômago. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). A Bíblia nos ensina a odiar o pecado sempre. O profeta Samuel por ordem de Deus mandou que o rei Saul destruísse totalmente o povo amalequita sem nada lhe poupar, porque este dificultou a passagem de Israel pelo deserto quando o mesmo saiu do Egito (1 Sm 15). Saul convocou duzentos e dez mil homens para essa tarefa. Ele destruiu toda coisa vil e desprezível, mas poupou o rei, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia. Isso fez com que Deus impedisse Saul de continuar como rei. Quando Samuel veio ao encontro de Sa